» Home » Eventos » Divino » Império de São João de Cambridge festejou o Divino Espírito Santo
Império de São João de Cambridge
festejou o Divino Espírito Santo
Texto e Fotos de: João G. Silva
Adiaspora.com 25 e 26 de Junho de 2009
A Organização dos Açores, Sociedade do Divino Espírito Santo da cidade de Cambridge, celebrou entre os dias, 26 e 28 de Junho a sua festa anual do Império de São João em Honra do Divino Espírito Santo no Clube Português de Cambridge, Ontário.
O programa da festa começou no passado dia, 25 e 26 de Junho, no clube português de Cambridge, com a benção da carne, da massa, do pão e do vinho seguindo-se a abertura da dispensa a todos os irmãos presentes, para levantarem as suas pensões. Nestes dois dias foram distribuídas as Pensões aos irmãos de Oakville, que apoiam e recebem as respectivas pensões em suas casas há trinta anos, desde que o responsável Manuel Jácome, já falecido, se envolveu e trouxe esta tradição para os açorianos de Oakville e assim introduziu o nome dos Açores e constituiu a Sociedade do Espírito Santo - Império de São João de Cambridge.
Os Mordomos Inês e Bernadino Moreira em frente á Capela
No Sábado à tarde, dia 27, foi a vez de se enfeitar o bezerro, seguindo-se a procissão com as ofertas ao som dos instrumentos tocados por alguns músicos da Lira do Espírito Santo de Cambridge. Não faltou o tradicional «Pézinho» com os improvisadores das cantigas, João Ramos, Rui Soveta e Armindo Amarante que foram acompanhados pelos tocadores, João Carlos Silva e Paulo Avelar.
Também houve cantigas ao desafio e veio da ilha Terceira o cómico, Ramiro, do programa ''Fala quem Sabe'' com o tema «Grande Entervista». Arrematação do bezerro, e B.B.Q. com sardinhas, asas de galinha, Hamburgers e hot-dogs para as crianças e feijoada foram o prato forte da festa de sábado, terminando com a actuação dos artistas João Carlos Silva e Sandra Silva e música para dançar a cargo do D.J. ''Silvino Sousa''.
O Altar com a Coroa do Espírito Santo
No domingo dia 28, apesar de estar o tempo chuvoso, houve o cortejo para a igreja de N.S. Fátima onde foi celebrada a Missa e a benção das Coroas. Ao meio-dia no salão do clube Português de Cambridge foram servidas as sopas do Espírito Santo a todos os idosos e doentes presentes. Depois dos serviços religiosos na Igreja, seguiram todos para o parque do clube português e junto ao portão da entrada foi formado novo cortejo que seguiu para a Capela do Divino Espírito Santo e onde se incorporaram várias Irmandades convidadas e a filarmónica Lira Portuguesa de Brampton que tocou o hino ao recolher em frente á Capela, com os mordomos Marienses, ''Imperadores'', Inês e Bernadino Moreira e seus familiares, como é tradicional na ilha de Santa Maria, ou de Gonçalo Velho. Seguiu-se a entrada no salão, de todas as Irmandades convidadas e do povo, onde foram servidas as tradicionais sopas do Divino Espírito Santo á moda de Santa Maria, com oração e benção dos alimentos pelo Padre presente.
A exibição do Rancho Multicultural de Barcelos
Durante a tarde o tempo colaborou e o sol brilhou e assim tiveram lugar as actuações dos grupos folclóricos, actuando em primeiro lugar, o Rancho Infantil e Sénior do '' Rancho Multicultural de Barcelos'' vindos de Toronto, seguindo-se um concerto que foi executado pela Lira de Brampton. Os artistas João C. Silva e sua filha Sandra Silva voltaram a actuar no Domingo. A festa terminou com o encerramento da Copeira e das sortes das Domingas e sorteio das rifas, a que se seguiu a entrega da coroa aos novos Mordomos e música para dança pelo D.J. ''Sivino de Sousa''.
O presidente da assembleia geral da organização, ''Açores, Sociedade do Divino Espírito Santo - Império de São João'', Hildeberto Alves, agradeceu a todos os directores e suas familias e também aos voluntários que serviram às mesas e às cozinheiras, pelo árduo trabalho desenvolvido ao longo dos três dias de festa.
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.